quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Quadratura


Criado pelo poeta espanhol José Mañoso Flores em 1993, este tipo de poema monostrófico tem onze versos hendecassílabos (11 sílabas poéticas), com o esquema de rimas: ABCDEDEDCBA. O sexto e o oitavo versos rimam com o quarto. Pode-se dizer que há um hiato na rima, pois o verso sete rima com o quinto e os versos oito, nove, dez e onze rimam com o quarto, o terceiro, o segundo e o primeiro, respectivamente.
O título é obrigatório, e todos os temas servem para escrever quadraturas.

Referência:
http://vademecum-poetico.blogspot.com.ar/2009/11/estrofas-de-once-versos.html





Estigmas vitais

Noto que imprimi as minhas digitais
No longo caminho por mim percorrido.
O tempo brincou de pegador comigo.
Fugi muitas vezes, e ele... sem dar paz...
Andei por cidades e pelas planícies
Quando me encontrava, porque vinha atrás,
Então me tratava com tantas blandícies,
Tantas atenções que me atraíam num ás!
Sempre se fazia de meu grande amigo.
Depois de ferida, o que importa o gemido?
Mas leguei ao mundo estigmas vitais.

Mardilê Friedrich Fabre
Imagem: amira-anish.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário