quinta-feira, 2 de julho de 2015

Dimidium



Este tipo de poema é uma criação minha (Mardilê Friedrich Fabre).

É muito fácil escrever um dimidium:

Estrofe: um quarteto;

Métrica: 1º verso = 8 sílabas poéticas;
            2º verso = 4 sílabas poéticas;
            3º verso = 3 sílabas poéticas;
    4º verso = 1 sílaba poética;

Rima: versos brancos, ou, se o autor preferir, fica a seu critério a disposição da rima no quarteto;

Título: obrigatório

Tema: o dimidium pode versar sobre qualquer tema.

O nome do poema vem do latim e quer dizer metade, tendo-se em vista que o 2º, o 3º e o 4º versos têm a metade do número de sílabas poéticas do anterior.

O dimidium admite inverter nos versos do quarteto o número de sílabas poéticas, começando o 1º verso com uma, o 2º, com duas, o 3º, com quatro e o 4º, com oito.

Temos, então dimidium descendente e ascendente.

O dimidium ainda permite duas formas espelhadas, ou seja, dois dimidiuns ao contrário, descendente e ascendente ou ascendente e descendente, formando o mesmo poema.

Exemplos das possibilidade de dimidium.i


Dispersa

No turbilhão da minha vida,
O meu destino
Desvia-se.
Perco-me.


Cerceada

Quero
Dispor
Os meus papéis,
Porém força maior os trama.



Clamor

Minh´alma quer de volta a tua.
Não desfez elos
De amor.
Geme,
Clama
Fremente
Por tua voz,
Pelos sons dúlcidos em dós.



Tempo impiedoso

Sinto
O tempo
Que pelos meus dedos
Escorre inexorável... tétrico...
Hirta, pelo nada rodeada,
De mim cativa,
Espero-te,
Fim.

Mardilê Friedrich Fabre
Imagens: Google

Um comentário: