quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Variações do fibhaiku

Meu intuito é divulgar o fib e suas variações. Tenho lido alguns poemas que me parecem uma tentativa de fib. Então, por sentir que esta forma está despertando curiosidade, organizei e publico este texto. 

Para mim, poesia é criatividade, e muitas regras tolhem a imaginação. Cuido da métrica, mas comcerta liberdade”, daí também, como a poetisa Nilza Azzi, por meio de quem entrei em contato com o fib e suas variações, ter-me identificado com eles.
Recentemente, tenho praticado e lido variações do fibhaiku. 

Abaixo exemplos de minha lavra dessas variações:

1) Fib refletido
Desenvolve-se o fib principal (1,1,2,3,5,8,) em dueto ou refletido pelo próprio poeta (8,5,3,2,1,1). Este tipo de fib pode ser intitulado.
  





Escrevo poemas

Não
sou
poeta.
declino
emoções que brotam.
Verto minh´alma no papel.
Ouso fazer versos rimados.
Minhas fantasias
perpetuadas
no tempo
frágeis
voam.


2) Fib estendido
Tradicionalmente, esta é a única possibilidade de aumentar o fib, pois este poema segue a sequência infinita de Fibonacci (1,,1,2,3,5,8,13,21...). As demais formas são experimentais. Aqui o título é o primeiro verso.








Cores
Na vida.
Infância
Cor-de-rosa.
Vem adolescência,
Ostenta vermelho-paixão.
A maturidade circunspecta veste azul.
Prepara a velhice lilás, que logo toma seu lugar com sabedoria.



3) Fib em pirâmide
Segundo a poetisa Nilza Azzi, “esta forma permite que se continue um tema, construindo uma pirâmide de fibs. Tantas quantas se desejar”. Pode-se dar título.



Agora somos um

Dois
Olhos
Acolhem-se.
Sem demora,
Sentem o calor,
Corpos entregue à paixão.

Dois
Corpos
Caminham,
Buscam vida,
Juntos para sempre.
Entoam o hino do amor.

Nós
Somos
Uma alma.
Impossível
A separação.
Os corações estão unidos.

4) Fibhaicai
Este tipo do fib é composto por um hacai e um fib, respeitando-se a métrica característica de cada um( haicai: 5-7-5 e fib: 1,1,2,3,5,8 sílabas poéticas). Os dois devem manter vínculo quanto ao tema.







Renascimento

Corre o regato.
Suas translúcidas águas
refrescam o mato.

Verdes
árvores
vicejam,
reanimam-se.
Festejam a vida.
Com energia reflorescem.


5) Fib invertido
Em forma de ampulheta, seguindo a métrica: 8,5,3,2,1,1,1,1,3,5,8. É o fib refletido ao contrário. Pode-se atribuir-lhe um título.


Voltaste?
Atônita, não entendi.
Voltou de repente
O passado.
Ouvi
Tua
Voz.
De
Novo,
Tristeza
E alegria
De mim se apossaram,
Sentimentos paradoxais.


6) Fibgrama
É um fib com as normas do tautograma (poema em que todas as palavras começam com a mesma letra). Segue as normas do fib: o título é o primeiro verso.



Minha
Mão
Mitiga
Muita mágoa,
Mata mal macabro
Míngua, move melancolia.

Imagens: Google

Para relembrar o fibhaiku:
http://comocriarpoemas.blogspot.com.br/2014/08/fibhaiku.html
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário