sábado, 29 de novembro de 2014

Escala

Brincando de poetar, criei este tipo de poema com seis estrofes, que pode ser construído de duas maneiras:
1) um monóstico, 2 dísticos e 3 tercetos (escala ascendente);
2) 3 tercetos, 2 dísticos e um monóstico (escala descendente).
Versos com 5 a 8 sílabas poéticas, admitindo no mesmo poema as seguintes variações:
1)   escala ascendente:
versos com 5 (monóstico), 6 (dísticos) e 7 (tercetos) sílabas poéticas;
versos com 6 (monóstico), 7 (dísticos) e 8 (tercetos) sílabas poéticas.
2)   escala descendente:
versos com 8 (tercetos), 7 (dísticos) e 6 (monóstico) sílabas poéticas;
versos com 7 (tercetos), 6 (dísticos) e 5 (monóstico) sílabas poéticas.
As duas formas admitem o mesmo número de sílabas poéticas em seus versos, desde que seja 5, 6, 7 ou 8.
As rimas variam conforme se trate de escala ascendente ou descendente. No primeiro caso, o esquema é o seguinte: A, AB, BC, BAB, CAC, DAD; no segundo caso o esquema é ABA, CBC, DBD, AC, CD, B.
Os versos também podem ser brancos, isto é, sem rima, mas com métrica, número de sílabas, conforme explicado acima.
O tema é livre, mas o título é obrigatório.
O nome do poema lembra uma escala tanto quanto à disposição das estrofes e seu número como quanto ao número de sílabas poéticas dos versos.



Destino
Burlou-me o destino.

Não é mundo divino,
Onde tudo é risonho.

Porém roubei-lhe o sonho.
Então nele me afundo.

O regozijo me imponho.
Os dias cinza elimino
E as energias reponho.

Regenero num segundo
Cada prejuízo ladino.
De luz e bem me circundo.

Refugio-me entre as flores.
Nelas minh´alma reclino
P´ra ver anjos voadores.


(Ascendente)



Fluidificados

Não me abandona tua imagem,
Vens envolta em fios de prata,
Destilando pós que em mim agem.

Metamorfoseio-me assim
No ar translúcido que arrebata
Da noite o hálito do jasmim.

Agito-me na limpidez
Dos tons que jorram em cascata
Do meu corpo que só tu vês.

Nossas almas interagem
Numa comunhão sem fim.

Aos acordes de um flautim,
Sublimo-me na fluidez.

E o repouso desata.

(Descendente)


Mardilê Friedrich Fabre

Imagens: Google

Um comentário:

  1. Maravilha, vou me debruçar sobre para aprender a forma, e me arriscar nesta criação de uma Poeta cuja norma, abraça os Poetas que lhe cercam. Esta referência nos anima, e é o que nos leva vez em quando a se tornar criadores também.

    ResponderExcluir