domingo, 31 de agosto de 2014

Rondel

A palavra rondel significa redondo. Esta composição literária surgiu na França no séc. XIII.
Estrutura:
2 quartetos e uma quintilha.
Os 2 primeiros versos do primeiro quarteto são os 2 últimos do segundo quarteto.
O último verso da quintilha é o primeiro verso do primeiro quarteto
Métrica: Versos de 7 , 8 , são os preferenciais. Entretanto, se podem-se usar versos co outros números de sílabas, não há rigidez sílabas poéticas.
Rima: ABAB, BAAB, ABABA.
Assuntos: sentimentos.

Referência:
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/96391

Os exemplos foram criados por mim. Em meu livro "A Moda Antiga: Poemas", há mais exemplos de rondéis da minha lavra.




Eterno Namorado

És meu eterno namorado...
Juntos, todo dia aprendemos.
Enfrentamos lado a lado
dissabores. Vencemos.

Alegrias sem par vivemos
Em amor imortalizado.
És meu eterno namorado.
Juntos, todo dia aprendemos.

Até hoje tens me apoiado,
Longa estrada percorremos.
Não te vi desanimado
Assim, bons frutos colhemos.
És meu eterno namorado...



Bailarina

Tímida espera a bailarina
O momento de em cena entrar.
Vestida como Colombina
Apenas sente seu Pierrot chegar.

Ambos formam perfeito par...
Corações atrás da cortina...
Tímida espera a bailarina
O momento de em cena entrar.

Na realidade, triste sina,
No palco vão representar
Da vida essa mesma rotina
Que a arte não pode mudar.
Tímida espera a bailarina.


Mardilê Friedrich Fabre
Imagens: Google

2 comentários:

  1. Excelente, gostei de ver a explicação e o exemplo, assim poderei aprender a escrever Rondel. Abraços

    ResponderExcluir